http://www.facebook.com/rcc.saloa



GRUPO RAINHA DA PAZ SALOÁ-RCC SALOÁ

terça-feira, 26 de julho de 2011

PERNAMBUCO TEM COMITÊ DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE MOTOS.

O índice de acidentes envolvendo motocicletas em Pernambuco chegou a tal nível de gravidade que o Governo do Estado instituiu uma instância para analisar o quadro atual e propor ações para revertê-lo. O Diário Oficial do Estado do último sábado (28) que circula nesta segunda-feira (30), publicou o Decreto de n° 36.568, sancionado pelo governador Eduardo Campos, criando o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, formado por 19 órgãos oficiais e não governamentais, coordenado pela Secretaria de Saúde.
OS NÚMEROS DA TRAGÉDIA.
Já não é sem tempo que o Governo assume uma posição definitiva de enfrentar esse problema, que se agrava a cada dia, tanto por imprudência e imperícia de quem pilota motos quanto por falhas não justificadas adequadamente do poder público quando tolera, pelo menos no caso de Pernambuco, motos de 50 cc sem emplacamento – o que abre brecha para outras irregularidades que afrontam a realidade de que, uma vez veículo motorizado (seja qual for a potência) se entra no trânsito tem que obedecer a legislação em vigor.   
Pelas mais diversas razões, enfim, os números dos acidentes com motos mostram o tamanho da tragédia desse segmento de transporte. Eis alguns dados divulgados pela  Secretaria Estadual de Saúde:
- Os acidentes com transporte terrestre já representam 25,5% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no estado, atrás apenas de homicídios.  
- Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de motos são maioria entre eles, registrando 30,4% dos casos.
- Os homens são vítimas em mais de 88% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.
Vamos aguardar as ações do Comitê, que devem ser as mais ágeis possíveis, e também um mínimo de maior consciência de responsabilidades por parte de quem pilota motocicletas.
(Com informações da Superintendência de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário