A noite da última quinta-feira (21) foi de emoção e celebração no Parque Dona Lindu, palco para o concerto de comemoração dos cinco anos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. O evento contou com a presença de um convidado especial, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que, sensibilizado, recebeu homenagens dos pequenos músicos.O ex-presidente chegou ao Teatro Luiz Mendonça cercado por seguranças e seguido pelo público, distribuindo apertos de mão e beijos. A festa era da Orquestra Criança Cidadã, mas as atenções foram para ele, que ainda aproveitou para brincar com a desclassificação do Brasil na Copa América.
"A quadra poliesportiva que vocês vão fazer, pode até colocar as meninas para treinar pênalti. Porque eu acho que vai dar futuro bater pênalti", brincou Lula, lembrando dos quatro pênaltis perdidos pela Seleção, na partida contra o Paraguai.
Brincadeiras à parte, Luiz Inácio Lula da Silva também falou sério. Ele destacou a importância de projetos como o da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque na construção de um futuro melhor para muitos brasileiros.
"Saindo de onde eu saí, com a formação escolar que eu tive, morando onde eu morei... Se alguém que passou por tudo isso conseguiu chegar à Presidência da República, o que fica provado? Fica provado que qualquer um de nós, nasça onde nascer, se tiver um tratamento de carinho, de amor, se tiver uma mão estendida, essa pessoa pode virar o que quiser na vida", disse.
O ex-presidente Lula também tirou foto com a orquestra, acompanhado do governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, João da Costa. Eles, outras autoridades e diversos convidados acompanharam em seguida o talento e o carinho dos jovens artistas. Foi um concerto inspirado e emocionante, sob a regência do maestro Lanfranco Marcelletti.
A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque atende, hoje, 130 jovens com idade entre 04 e 18 anos. O grupo tem superado todas as dificuldades: em um dos bairros mais pobres e discriminados do Recife, o Coque, eles aprendem brincando.
São aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. Sem falar no apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico, odontológico, inclusão digital, fardamento e três refeições por dia.
O maestro Cussy de Almeida, que morreu no dia 24 de julho do ano passado, foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da orquestra, projeto idealizado pelo juiz João José Targino. "A grande meta hoje é conseguirmos edificar a sala de concertos Presidente Lula e a escola de música Maestro Cussy de Almeida. Vamos fazer esse complexo educacional, para que meninos e meninas do Coque tenham acesso à música e possam revelar o seu talento", disse Targino.
A primeira apresentação dos Meninos do Coque para o presidente aconteceu em Brasília, no Palácio do Planalto. Depois da performance, vários outros convites surgiram, em Brasília e no Recife, articulados por Lula. A apresentação no encontro da cúpula dos chefes de estado e governo do Mercosul, América Latina e Caribe, na Costa do Sauípe, na Bahia, ficou marcada na história da Criança Cidadã, quando o grupo foi ao evento viajando no avião presidencial.
LULA
Durante sua visita a Pernambuco, Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelas universidades Federal (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia de entrega será realizada nesta sexta-feira (22), das 10h às 12h, no Teatro de Santa Isabel.
Em função das dimensões do teatro, o evento será restrito a convidados. Participarão representantes dos Conselhos Universitários das três instituições de ensino superior e outros convidados das universidades, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário:
Postar um comentário