http://www.facebook.com/rcc.saloa



GRUPO RAINHA DA PAZ SALOÁ-RCC SALOÁ

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lixo Um grave problema em Bom Conselho

Vinte famílias vivem do lixo em Bom Conselho. Precisam todos os dias juntar porcaria e restos de comida para não passar fome. O assunto foi levado ao conhecimento público pelo blogueiro Cláudio André.
Durante o diálogo que tive com o senhor Antônio Francisco, morador do Bairro da Parmalat, informou que sai de casa sem tomar café, quando está no lixão e consegue encontrar comida que ainda não está azeda, come um pouco e leva o restante para os filhos em casa...

A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de microrganismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.
Até o início do século passado, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros
materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema.
A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matériasprimas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.
Quanto mais lixo, mais problemas O aumento na geração de resíduos sólidos tem várias conseqüências negativas: custos cada vez mais altos para coleta e tratamento do lixo; dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua disposição final; grande desperdício de matérias-primas. Por isso, os resíduos deveriam ser integrados como matérias primas nos ciclos produtivos ou na natureza.
Outras conseqüências do enorme volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são:
• contaminação do solo, ar e água;
• proliferação de vetores transmissores de doenças;
• entupimento de redes de drenagem urbana;
• enchentes;
• degradação do ambiente e depreciação imobiliária; doenças.
Matéria extraída do site do IDEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário