Tomou posse nesta quarta-feira (26), às 15h, em Brasília, a nova ministra do Tribunal de
Contas da União (TCU), Ana Arraes. Nascida no Recife, Ana Arraes foi eleita ministra do TCU pela Câmara dos Deputados, em setembro. A nova ministra é advogada e estava no segundo mandato como deputado federal, pelo PSB.
Contas da União (TCU), Ana Arraes. Nascida no Recife, Ana Arraes foi eleita ministra do TCU pela Câmara dos Deputados, em setembro. A nova ministra é advogada e estava no segundo mandato como deputado federal, pelo PSB.A deputada Ana Arraes, escolhida para ser ministra
do TCU (Foto: Agência Câmara)
do TCU (Foto: Agência Câmara)
Ela é filha do ex-governador Miguel Arraes e mãe do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e do escritor Antônio Campos. Ana Arraes vai ocupar a vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou em agosto. A cadeira dela na Câmara será ocupada por Severino Ninho, ex-prefeito de Igarassu.
Atribuições
O TCU tem poderes para fiscalizar contas, orçamento e patrimônio da União. O Tribunal pode, por exemplo, recomendar a paralisação de uma obra pública na qual seja constatada irregularidade. O cargo de ministro é vitalício.
Segundo o site do Tribunal, "qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda tem o dever de prestar contas ao TCU".
Composição
O Tribunal de Contas da União (TCU) é composto por nove ministros. O presidente da República tem direito a indicar três - um, por escolha pessoal, e outros dois, escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público a partir de lista tríplice elaborada pelo próprio TCU. Os seis demais são cotas da Câmara e Senado, que indicam três cada um.
Postado por FRANCISCO MARQUES DA SILVA JUNIOR

Nenhum comentário:
Postar um comentário