O deputado federal, Pedro Eugênio (PT-PE) participou, na manhã de hoje (7), da aula inaugural do curso CVT Metal Mecânica. O projeto é resultado de uma emenda parlamentar, posta pelo petista, a fim de tornar a juventude pernambucana apta a trabalhar no Complexo Industrial Portuário de Suape.
De acordo com o digitador de textos e estudante do CVT, Tarcísio Cavalcanti, 33 anos, a escassez de mão de obra qualificada em Pernambuco, acaba gerando a necessidade de buscar trabalhadores em outros estados.
“Estavam importando mão de obra para cá. Com esse curso, nós pernambucanos, poderemos contribuir para que o estado cresça e também poderemos dominar técnicas novas, que antes nem pensávamos em conseguir. Isto nos deixa com um grau de auto-estima muito elevado”, afirmou o estudante que trancou a faculdade de produção fonográfica, na AESO, quando recebeu o resultado da seleção do CVT.
Na opinião de Pedro Eugênio, este projeto vem para suprir o déficit que há na formação técnica da juventude.
“Nossas escolas técnicas estão muito deterioradas. Precisamos trabalhar para um processo continuado na educação. O que estamos fazendo aqui é uma forma improvisada, mas que deveria estar incluída no sistema formal de ensino”, apontou.
As aulas de cidadania e ética profissional oferecidas pelo curso, também foram mencionadas pelo parlamentar em sua explanação durante a aula inaugural. “Precisamos cultivar o sentimento de integração social nas pessoas. Esse processo não é apenas técnico, estamos inseridos em uma sociedade e essas interações precisam ser refletidas”, acentuou Eugênio.
O projeto é desenvolvido pelo NECTAR - Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes e já beneficia cerca de 300 jovens da Região Metropolitana de Recife. As aulas acontecem nos turnos manhã e tarde. O curso totaliza 400 horas, onde 160 são de aulas práticas e 240 teóricas. A duração é em torno de 4 meses e meio e há módulos de português, matemática, cidadania, ética no ambiente de trabalho, além do treinamento técnico.
Maria Júlia Sette
Assessora de imprensa
Dep. Pedro Eugênio PT/PE

Nenhum comentário:
Postar um comentário