http://www.facebook.com/rcc.saloa



GRUPO RAINHA DA PAZ SALOÁ-RCC SALOÁ

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Preconceito é uma doença

Esses dias ouvi uma conversa entre duas pessoas que não sabem que tenho um blog. A conversa era sobre uma pessoa que esta prestes a conseguir um cargo de chefia e o assunto era se esta determinada pessoa daria ou não conta de assumir o cargo com sucesso. Conversa vai conversa vem e sabem por que essa pessoa não daria conta de assumir o cargo de chefia???? Porque é uma pessoa que gosta de moda. A tal pessoa não pode ser uma pessoa competente, é uma pessoal que segue as tendências e tudo mais.  Fiquei tão chocado e perturbado com as coisas que ouvi que resolvi dividir com vocês que passam por aqui diariamente. Qualquer tipo de preconceito me deixa chateado, pré julgar as pessoas é um ato muito sério, criar estereótipos também. A competência de uma pessoa não pode ser medida pela suas roupas ou pela suas preferências pessoais, andar bem ou mal vestido não faz ninguém estar melhor ou pior preparado para um cargo, concurso.
E vocês o que acharam dessa história??? Já sofreram algum preconceito?
O Preconceito é uma doença

Um tema que está esquentando a minha cabeça, e que é um tema, que creio eu, deve ter ficado velho na cabeça de todo mundo. É o famigerado preconceito.

Todos nós sabemos que ele existe. Existem, contra os negros, contra as mulheres, contra os homossexuais, contra os políticos, contra os garis e principalmente contra nós pessoas com deficiência.

Sabemos também que é preciso combatê-lo, seja através de formação, debate e informação, ou através de denuncias as autoridades competentes. Pois o preconceito e a discriminação, a cada dia que passa, graças a Deus, vêm se tornando um crime odioso em nosso país. 

No entanto, percebo que por mais que a gente explique, debata e gasta o nosso tão limitado vocabulário, sobre este assunto, parece que as manifestações de preconceito estão a cada dia que passa, surgindo mais e mais.

São coisas que a primeira vista, parecem banais aos nossos olhos e que ao olharmos superficialmente, ficaríamos até irritados, se fossemos repreendidos cometendo tais atos.

É a brutalidade de um motoqueiro curitibano sem noção e grosso, que estaciona sua moto entre duas vagas preferenciais para pessoas com deficiência, e ao ser abordado por uma usuária da vaga, ainda tem coragem de dizer que ela está errada e que está usando de sua deficiência, para se promover e que chega ao ponto de querer agredi-la, para impor a sua razão.

Ou o policial londrinense, arrogante e despreparado com ¨complexo de autoridade que prende sem nenhuma justificativa, um professor negro, por achar do alto de sua arrogância  que poderia olhar a sua valiosa senha do cartão e roubar o seu dinheiro.

Enfim, são coisas que acontecem aos nossos olhos e nós achamos que está tudo bem, que tudo é passível de negociação, que foi tudo um mal entendido. Está ultrapassada, que na democracia moderna não há lugar para este tipo de manifestação, enfim, que estamos no séc. XXI, num mundo de civilização avançada.
Já o preconceito eu tenho as minhas duvidas, pois ele não é meramente uma característica da personalidade do individuo, ele tem se mostrado como uma doença genética, algo que está dentro da alma e do coração, é algo que vem de dentro, é uma coisa incontrolável que nem os remédios controlados mais poderosos do mundo conseguem dar jeito.
E a má noticia é que todos nós somos portadores dessa doença, e a única coisa que podemos fazer é aprender através da convivência com a diversidade, através do amor, do aprendizado com a realidade, que poderemos controlar este mau que temos dentro da gente. E estarmos atentos a qualquer sintoma, pois o preconceito é uma doença tão poderosa e tão eficaz, que age de forma silenciosa, que quando a gente percebe, já é tarde, pois já se manifestou e causou estragos, tanto a nós mesmos, como aos nossos semelhantes.


Conceito deturpado quando o assunto é blog.


Ainda rola muito preconceito e muito conceito deturpado quando o assunto é blog. Muitos criticam sua profissionalização e outros já criticam a sua falta de profissionalização. No debate sobre o fim da blogosfera que rolou na Campus Party Brasil 2012, diversos pontos extremamente interessante foram discutidos, porém alguns simplórios foram debatidos, já que é muito fácil tratar blogs como mídias amadoras que não necessitam de linha editorial e que são livres para publicar qualquer porcaria.
Em parte, tudo isso é verdade. É bacana um blog expressar opinião própria, mas é inaceitável que um blog que queira ser referência em sua área não atue com profissionalismo. É mais sensato tratar o leitor como um cliente ou consumidor de informação, parceiro do blog, do que um invasor intrometido que pode ser expulso do nosso território a qualquer momento. Enquanto profissionais baterem na tecla que blogs podem publicar qualquer porcaria, os blogs serão qualquer porcaria.
Outro viés foi o papel dos blogs em uma era com tantas redes sociais. Facebook, Twitter, YouTube ou Flickr são canais que devem trabalhar de forma complementar com os blogs. Um não atrapalha e não prejudica o outro. Discutir se o Facebook vai acabar com a blogosfera tem o mesmo peso que já teve a afirmação de que a televisão iria morrer com a popularização da web. E o que ainda se vê é a “junção” desses diversos canais, indo contra a opinião dos gurus.

Diante disso quero pedi ao redator  do blog que tem um  personagem XICO PITOMBA que antes de  publica meu nome queria avalia bem o personagem, para não me torna um duplo denotado. "chapeuzinho vermelho" é  melhor avalia bem a foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário