http://www.facebook.com/rcc.saloa



GRUPO RAINHA DA PAZ SALOÁ-RCC SALOÁ

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um jantar que valeu 300 milhões

Visita de presidente da República a qualquer estado costuma deixar algo de positivo para o governador, independente de quem sejam eles. Dilma Rousseff veio ontem a Pernambuco para inaugurar um conjunto habitacional com 480 unidades ao lado do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos. Além da entrega desses apartamentos, nada mais constava da agenda dela, o que a levou a convidar o governador e o prefeito para um café da manhã no hotel em que se hospedara.
Conversa vai, conversa vem, o governador convenceu a presidente a engordar o orçamento do PAC da Mobilidade, para Pernambuco, em mais 340 milhões, sendo 300 milhões para o Governo do Estado e o restante para a prefeitura. Foi o café da manhã mais produtivo de que Eduardo Campos e João da Costa já participaram, pois isso não lhes custou sequer uma viagem a Brasília. O dinheiro foi conseguido com um simples “cochicho” num dia em que a presidente estava de muito bom humor.
Alguns podem até estranhar o comportamento dela, mas esse ritual também faz parte do poder. O deputado Izaías Régis, por exemplo, costuma ir a Brasília uma vez por mês e nunca volta de lá com as mãos vazias. Leva doce de leite para a secretária do ministro, bolo de rolo para o chefe de gabinete, etc. Eduardo Campos ofereceu um jantar nordestino à presidente, com direito a ouvir histórias engraçadas contadas por Ariano Suassuna, e no dia seguinte recebeu a recompensa: 300 milhões.
Data Magna – Eduardo Campos vai aproveitar a passagem da Data Magna de Pernambuco (6 de março) para entregar a Medalha dos Guararapes a um opositor político: o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB). Que vai disputar em outubro próximo a mais difícil eleição de sua vida.
O pontapé – O ex-prefeito de Paudalho, José Pereira (PSB), vai pôr o bloco na rua, às 19h do próximo sábado, como candidato pela 4ª vez. Ele pretende reunir no Clube Soçaite entre 300 e 400 cabos eleitorais para organizar o time da oposição ao prefeito Fernando Moreira (PTB).
Acordo 1 – Está sendo cumprido à risca o acordo celebrado entre as famílias “Coutinho” e “Magalhães” para disputar o poder em Palmares, Xexéu, Água Preta e Joaquim Nabuco. Pelo acordo, Eudo Magalhães (PSB) disputará a prefeitura de Xexéu e seu irmão, Enoelino (PSB), uma prévia em Palmares com o atual vice, João Bezerra. Quem vencer, será o candidato.
Acordo 2 – Em troca do apoio em Xexéu e em Palmares, os “Magalhães” apoiarão a reeleição dos prefeitos Eduardo Coutinho (Água Preta) e João Carvalho (Joaquim Nabuco), ambos do PSB. Eudo, que lidera com folga as pesquisas em Xexéu, já foi prefeito de Água Preta (1989-1992) e de Joaquim Nabuco (2005-2008) e diz que a próxima parada será (?) em Palmares.
O convite – Para não ser acusado pelos petistas de estar entrando na disputa com arrogância, o deputado federal Fernando Filho (PSB) vai convidar o estadual, Odacy Amorim (PT), para ser seu vice em Petrolina. Odacy em princípio não quer, mas será pressionado pelo PT a aceitar.
O modelo – Guilherme Uchoa (PDT) esteve em Bogotá com Eduardo Campos e voltou convencido de que o corredor de transporte “Transmilênio” não serve de modelo para PE. O que pode ser copiado aqui pelo Governo do Estado, diz ele, é o modelos das bibliotecas públicas.
Tá fora – Afirmam Diogo Moraes (PSB) e Édson Vieira (PSDB) que o deputado federal José Augusto (PTB), ainda que queira, não pode mais ser candidato à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe porque foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa (contas rejeitadas pelo TCE com parecer referendado pela Câmara Municipal). Moraes e Vieira se uniram para enfrentá-lo.
O recado – Após advertir os petistas do Recife de que se eles não se unirem na eleição de prefeito ficará fora do 1º turno, Eduardo Campos já mira um “Plano B”. Questionado, ontem, sobre se o ministro Fernando Bezerra ainda pode ser o candidato, respondeu: “Não descarto nenhuma alternativa”.
As sobras – Prefeitos que votaram em Fernando Filho (PSB) para a Câmara Federal já estão se acertando com outros deputados depois que ele se lançou candidato à prefeitura de Petrolina. Luciano Torres (PSB), de Ingazeira, certo de que Fernandinho será eleito, já está conversando com Danilo Cabral (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário