segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Instituto Opinião realizou pesquisa em Petrolina, e a Justiça Eleitoral anulou
O Instituto Opinião realizou uma pesquisa em Petrolina e cometeu erros, por isso o trabalho foi anulado pela Justiça Eleitoral. O jornalista Magno Martins, que divulgou os resultados, recebeu uma multa. Acredito que o profissional terá direito de recorrer, pois ele não pode ser o responsabilizado pelo trabalho de campo da empresa.
Por conta desse problema no Sertão do São Francisco, imediatamente se partiu para desqualificar o Instituto, que também fez pesquisas recentes em Garanhuns e Lajedo.
Ora, se existe alguma falha em Garanhuns também que se apure. Quando uma Empresa registra uma pesquisa tem de disponibilizar na Justiça Eleitoral a metodologia utilizada, os questionários aplicados e uma série de coisas exigidas pela Lei. E os partidos e coligações têm um determinado prazo para questionar e se descobrirem falhas podem até impedir a sua divulgação.
No caso de nosso município não houve questionamentos no prazo estabelecido, porém como há essa desconfiança da parte dos que ficaram atrás na pesquisa, por que não tentam provar a fraude? Que requisitem os questionários, verifiquem as casas visitadas pelos que trabalham no Instituto Opinião, mostrem de uma vez por todas que estão certos e a pesquisa está errada - não reflete o clima das ruas de Garanhuns.
O senador Jarbas Vasconcelos, que foi prefeito de Recife, deputado estadual e federal e governador de Pernambuco duas vezes, costumava dizer que não se deve brigar com pesquisas. Sou dessa filosofia, até porque pesquisa não é eleição, mas um indicativo do que pode acontecer. Já tivemos exemplos de viradas históricas nas campanhas políticas. Mudanças podem acontecer a todo momento.
Vejo que os ânimos estão acirrados em diversos municípios porque as pessoas se apaixonam a tal ponto que transformam as campanhas, um momento para refletir e discutir a realidade dos municípios, numa batalha campal, onde o vale tudo predomina e todos acabam por perder em parte ou totalmente a razão.
Pessoalmente acredito em pesquisas até porque os institutos que erram feio perdem totalmente a credibilidade e acabam sumindo do mapa.
O Ipespe também fez pesquisa eleitoral em Garanhuns. É um instituto credenciado comandado por Antônio Lavareda, que trabalhou até com Fernando Henrique quando este era presidente.
Seria muito bom saber os números do Ipespe para acabar com essa ladainha na cidade.
A verdade é que pesquisa sempre deixa alegre e saltitante quem está na frente e incomoda os que estão atrás na corrida pelo voto.
Fonte:http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2012/10/pesquisa-sempre-incomoda.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário